quinta-feira, 8 de março de 2012

Os Projetos do NEGEF

   Hoje iremos apresentar alguns dos pricinpais trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense, destacaremos três deles:

Geografia vai à Escola

   O Projeto Geografia vai à Escola consiste em uma apresentação da ciência geográfica às escolas de Ensino Médio com o intuito de despertar maior esclarecimento quanto aos temas abordados e seu conteúdo programático no curso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro bem como de atuação profissional do geógrafo.

   Dentre as atividades do projeto Geografia vai à Escola são realizados:
- Contatos entre os responsáveis pelo projeto;
- Elaboração e realização das apresentações nas escolas;
- Confecção do relatório das atividades.

   Tais etapas do projeto são executadas pelo conjunto de bolsistas do NEGEF, configurando-se assim como um trabalho que envolve todo o grupo e permite a troca de informações, o aprimoramento individual e o crescimento do grupo enquanto unidade.
   As palestras agendadas são executadas de forma conjunta entre os bolsistas do NEGEF e a professora Maria Inês, do Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ (DSEA). Portanto, cabe mencionar que as palestras também objetivam sanar duvidas dos vestibulandos acerca de variados pontos do vestibular da UERJ, como sistema de cotas, fases do vestibular, dentre outros.


Atlas Geográficos Escolares Municipais
 
   Entre os anos de 2002 e 2012, o NEGEF apresentou para os municípios de Quissamã, Macaé, Nova Friburgo e Rio Bonito, um Atlas Geográfico Escolar. Nos atlas constam mapas temáticos que apresentam a posição dos municípios no estado do Rio de Janeiro, mapas geológicos e geomorfológicos (relacionados ao relevo), mapas de solos, dos principais núcleos urbanos do município, além de dados do IBGE, fotografias ilustrativas da realidade vivida pelos alunos do município, etc. Neles encontramos um material de formato fácil de ser manuseado pelos alunos e pelos interessados, em geral.
   A produção destes Atlas disponibiliza aos professores um instrumento de trabalhoque facilita a compreensão da realidade vivida por seus alunos, além de fornecer um material visualmente expressivo.
   Os procedimentos metodológicos basearam-se em levantamento bibliográfico de informações sobre o contexto socioeconômico e ambiental da área e dos problemas em estudo. Durante o período de elaboração foram realizados trabalhos de campo e, em gabinete, houve o processamento dos dados obtidos, o que permitiu a confecção dos mapas e dos textos.
   Por fim, realçamos a importância da participação do NEGEF e da Geografia da UERJ junto às prefeituras do interior, permitindo apresenta-las produtos de nosso trabalho, além de ministrar cursos para os professores dos municípios, com o objetivo de aprofundar os temas abordados nos Atlas, e fornecer inestimável experiência aos nossos alunos-bolsistas.

Novos Projetos

   O atlas do município de Teresópolis encontra-se em processo de elaboração por parte dos bolsistas do NEGEF. Aliado ao projeto dos Atlas, há a intenção de trabalhar com sensoriamento remoto, através das imagens de satélite dos municípios adquiridas pelo Instituto de Geografia da UERJ.


Geo UERJ - A Revista do Instituto de Geografia

   A Geo UERJ, em formato impresso, foi criada em 1997. É uma publicação do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, publicada semestralmente e em caráter excepcional, poderá haver também números especiais. Sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos:

- Publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual;
- Fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres;
- Defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.

   A partir de 2006, passamos a adotar o formato eletrônico para manutenção e maior abrangência dos conteúdos. 
   Através do cadastro no link é possível ter acesso a revista.

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