Hoje iremos apresentar alguns dos pricinpais trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense, destacaremos três deles:
Geografia vai à Escola
O Projeto Geografia vai à Escola consiste em uma
apresentação da ciência geográfica às escolas de Ensino Médio com o intuito de
despertar maior esclarecimento quanto aos temas abordados e seu conteúdo
programático no curso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro bem como de
atuação profissional do geógrafo.
Dentre as atividades do projeto Geografia vai à Escola são
realizados:
- Contatos entre os responsáveis pelo projeto;
- Elaboração e realização das apresentações nas escolas;
- Confecção do relatório das atividades.
Tais etapas do projeto são executadas pelo conjunto de
bolsistas do NEGEF, configurando-se assim como um trabalho que envolve todo o
grupo e permite a troca de informações, o aprimoramento individual e o crescimento
do grupo enquanto unidade.
As palestras agendadas são executadas de forma conjunta
entre os bolsistas do NEGEF e a professora Maria Inês, do Departamento de
Seleção Acadêmica da UERJ (DSEA). Portanto, cabe mencionar que as palestras
também objetivam sanar duvidas dos vestibulandos acerca de variados pontos do
vestibular da UERJ, como sistema de cotas, fases do vestibular, dentre outros.
Atlas Geográficos Escolares Municipais
Entre os anos de 2002 e 2012, o NEGEF apresentou para os
municípios de Quissamã, Macaé, Nova Friburgo e Rio Bonito, um Atlas Geográfico
Escolar. Nos atlas constam mapas temáticos que apresentam a posição dos
municípios no estado do Rio de Janeiro, mapas geológicos e geomorfológicos
(relacionados ao relevo), mapas de solos, dos principais núcleos urbanos do
município, além de dados do IBGE, fotografias ilustrativas da realidade vivida
pelos alunos do município, etc. Neles encontramos um material de formato fácil
de ser manuseado pelos alunos e pelos interessados, em geral.
A produção destes Atlas disponibiliza aos professores um
instrumento de trabalhoque facilita a compreensão da realidade vivida por seus
alunos, além de fornecer um material visualmente expressivo.
Os procedimentos metodológicos basearam-se em levantamento
bibliográfico de informações sobre o contexto socioeconômico e ambiental da
área e dos problemas em estudo. Durante o período de elaboração foram
realizados trabalhos de campo e, em gabinete, houve o processamento dos dados
obtidos, o que permitiu a confecção dos mapas e dos textos.
Por fim, realçamos a importância da participação do NEGEF e
da Geografia da UERJ junto às prefeituras do interior, permitindo apresenta-las
produtos de nosso trabalho, além de ministrar cursos para os professores dos
municípios, com o objetivo de aprofundar os temas abordados nos Atlas, e
fornecer inestimável experiência aos nossos alunos-bolsistas.
Novos Projetos
O atlas do município de Teresópolis encontra-se em processo
de elaboração por parte dos bolsistas do NEGEF. Aliado ao projeto dos Atlas, há
a intenção de trabalhar com sensoriamento remoto, através das imagens de
satélite dos municípios adquiridas pelo Instituto de Geografia da UERJ.
Geo UERJ - A Revista do Instituto de Geografia
A Geo UERJ, em formato impresso, foi criada em 1997. É uma
publicação do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro, publicada semestralmente e em caráter excepcional, poderá haver também
números especiais. Sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como
objetivos:
- Publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual;
- Fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres;
- Defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias
filosóficas, políticas e científicas.
A partir de 2006, passamos a adotar o formato eletrônico para manutenção e maior abrangência dos conteúdos.
A partir de 2006, passamos a adotar o formato eletrônico para manutenção e maior abrangência dos conteúdos.
Através do cadastro no link é possível ter acesso a revista.
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